Uma ação permanente do Café Morro Grande é o incentivo à qualificação profissional, que inclui projetos de alfabetização, incentivo ao retorno dos estudos, apoio financeiro em graduação de nível superior e cursos técnicos.
Atualmente, todos os funcionários do Café Morro Grande concluíram ou estão na fase conclusiva do Ensino Médio (2º graus).
Paralelamente à capacitação educacional, o Café Morro Grande oferece programa de acompanhamento pessoal. São, em média, 72 horas/ano por funcionário, durante a própria jornada de trabalho, que inclui:
Cada passo do processo de produção do Café Morro Grande é acompanhado por profissionais especializados e experientes. O primeiro deles é a escolha criteriosa dos grãos de café e matérias-primas. Em seguida, a armazenagem com técnicas apropriadas permite o controle da temperatura, luminosidade, possíveis riscos de contaminações, preservando os grãos de reações físico-químicas e biológicas. Esse controle é fundamental para que não ocorram alterações na qualidade final. Isso mesmo: para que o cafezinho que você toma todas as manhãs esteja sempre gostoso!
Na etapa seguinte, os grãos são combinados de acordo com as definições de blends e assim começa o ajuste de sabores e aromas. O objetivo é o equilíbrio entre o amargor, a doçura e a acidez da bebida. Essa é uma fase fundamental, pois imprime ao produto o tradicional paladar da marca Morro Grande.
Os grãos são torrados de forma homogênea à temperatura de aproximadamente 230ºC. O grau de torra vai de médio a médio-escuro, conforme o produto, e deve ser controlado de acordo com a tonalidade das amostras referenciais.
A moagem é realizada a frio para preservar o ponto de torra já definido. Essa etapa ocorre em moinhos de rolos, de baixo atrito e aquecimento, de tal forma que se consegue um café moído homogeneizado. A definição do tamanho dos grânulos e sua homogeneidade influenciará na etapa de preparo da bebida.
Após a moagem, o café está pronto para o empacotamento. E só será liberado para distribuição após passar pela aprovação de amostragem.
Durante todo o processo fabril, o café é transferido entre as diversas etapas por um sistema de roscas sem fim em inox, por sucção, sem contato manual. Esse sistema elimina as possibilidades de contaminações por agentes presentes no ambiente.
Apesar da alta tecnologia no sistema produtivo, trabalham ao longo do processo profissionais treinados e habilitados pelas normas internacionais em inspeção de riscos de Boas Práticas de Fabricação (BPF)
Por que todo esse cuidado?
Porque a satisfação do consumidor é o principal objetivo, é uma filosofia de respeito que perdura há décadas.
ISO 9001 - Desde 2001, o Café Morro Grande é uma empresa certificada pela norma NBR ISO 9001, tendo como órgão auditor a SGS Certificadora Ltda. A conquista da ISO 9001 confere ao Café Morro Grande diferenciais de mercado, comprovando seu compromisso real com a qualidade. Um Sistema de Gestão da Qualidade bem planejado e documentado, como o desenvolvido pelo Morro Grande, registra aspectos positivos como maior responsabilidade e consciência da qualidade entre as equipes, melhor uso do tempo e recursos, redução de perdas e falhas, e o principal, valorização da importância da excelência no processo de produção de seu produto.
O Sistema de Gestão da Qualidade do Café Morro Grande é rigoroso em todas as etapas, desde as fontes de matérias-primas, passando pelo processo produtivo, laboratório de testes, distribuição, armazenagem no ponto de venda e, por fim, verificação de níveis de satisfação dos consumidores. A certificação ISO9000 é a legitimação da qualidade através de uma organização independente e qualificada para isso.
PQC – Também com o objetivo de informar a qualidade do café que está sendo vendido, além de permitir que o consumidor identifique o tipo de grão utilizado e com isso escolha o sabor que mais agrada, o Café Morro Grande conquistou a certificação Gourmet do PQC - Programa de Qualidade do Café da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) para o Café Expresso Morro Grande, para o Café Expresso Morro Grande - Perfetto e a certificação Superior para o Café Morro Grande Todo Aroma. As certificações da Abic partem da premissa de que a qualidade é a forma principal do consumo de café e que a adesão ao programa significa um comprometimento da empresa com a adoção de padrões de qualidade da matéria-prima, manutenção de sabor ao longo do tempo, além de boas práticas de fabricação.
O processo de certificação da Abic é bastante criterioso, afinal, atesta que a empresa certificada atende às especificações definidas na Norma de Qualidade Recomendável e Boas Práticas de Fabricação de Cafés Torrados em Grãos e Moído. Após a adesão, uma seqüência de etapas deve ser seguida de acordo com o Guia Prático do Programa de Qualidade do Café Abic.
Este documento define os passos para a conquista da certificação, que incluem visitas técnicas de auditores, padronização de embalagens, elaboração de manuais de procedimentos, verificação de amostras na empresa e no ponto de venda, sistema de notas para os produtos a serem certificados. O teste de Análise Sensorial da Qualidade Global (QG), por exemplo, usa escala de 0 a 10 para avaliar atributos como fragrância, aroma, corpo, sabor, sabor residual. A Qualidade Global da Bebida do Café deve necessariamente prevalecer sobre os demais atributos, tendo valor igual ou superior a 4,5 pontos.
O PQC atesta os cafés de qualidade recomendável, assegurada por auditorias nas empresas fabricantes e aprovado por especialistas em análise sensorial, feita em laboratórios credenciados pela ABIC. As marcas certificadas são identificadas pelo Símbolo da Qualidade ABIC e o Símbolo do Perfil do Sabor do Café ABIC, este último representando o conjunto de informações sobre as características de qualidade do produto.
Enfim, para manter a certificação, o Café Morro Grande trabalha intensamente visando oferecer produtos com qualidade final dentro dos parâmetros do Programa de Qualidade, comprovados por auditores da Abic, em visitas a cada seis meses
1. Fornecer produtos e serviços que satisfaçam as expectativas dos nossos Clientes.
2. Buscar a melhoria contínua nos processos, nos serviços e no atendimento das necessidades dos nossos Clientes.
3. Proporcionar o desenvolvimento profissional e pessoal dos nossos Colaboradores, num ambiente de trabalho sadio, motivando-os a serem criativos e participativos, estimulando assim sua co-responsabilidade.
4. Focar a preservação do ambiente através da:
1. Fornecer produtos e serviços que satisfaçam as expectativas dos nossos Clientes.
2. Buscar a melhoria contínua nos processos, nos serviços e no atendimento das necessidades dos nossos Clientes.
3. Proporcionar o desenvolvimento profissional e pessoal dos nossos Colaboradores, num ambiente de trabalho sadio, motivando-os a serem criativos e participativos, estimulando assim sua co-responsabilidade.
4. Focar a preservação do ambiente através da: