Harmonizações – Parte 2 – O café e suas saborosas combinações

Publicado em segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Já falamos sobre harmonizações entre o café e o vinho. Desta vez, apresentamos detalhes sobre os dois tipos de harmonização do café e outros alimentos: por similaridade e por contraste.
Harmonização por similaridade é aquela composta por alimentos marcantes com café marcantes ou alimentos suaves com café suaves. Se baseia na soma das características da bebida e do alimento, acentuando-as. Por exemplo: café intenso com chocolate meio amargo ou um café cítrico em drinks com limão.
Harmonização por contraste reúne alimentos marcantes com cafés suaves e vice-versa. Como um café doce com chocolate meio amargo ou um café intenso em batidas com banana. Ajuda a complementar uma característica específica da bebida ou do alimento (como, por exemplo, oferecer mais doçura, mais corpo ou mais amargor).
Importante é saber primeiro as cinco características do café:
Corpo: É a textura do café que varia de consistência de água até cremosa. Tudo depende da variedade dos cafés especiais, por serem de qualidade superior.
Acidez: É o quanto o café produz de saliva ao ser bebido.
Retrogosto: É o gosto após ser tomado. Baunilha, caramelo, castanhas ou um leve amargor.
Doçura: É o quão doce é o café. Depende do grão de torra. Quanto menos torrado mais doce fica. Uma boa dica é tentar não adoçar com açúcar nem com adoçante, o café é naturalmente doce.

Equilíbrio: É o conjunto de todas as características que citei a cima. O ideal é uma bebida harmoniosa, saborosa e agradável.


Café com queijo

Todos os tipos de queijo, desde os mais cremosos, até os mais curados, permitem incríveis combinações com o café. Vale lembrar que o sabor salgado dos queijos é a característica ideal para equilibrar a acidez e o amargor de alguns tipos de café – e por isso essa combinação é tão perfeita.
Com a regra da harmonização por semelhança em mente, os queijos suaves vão bem com cafés igualmente suaves, enquanto aqueles mais marcantes devem ser harmonizados com cafés mais fortes.
Um bom queijo parmesão, por exemplo, casa muito bem com cafés encorpados e com toques de chocolate. O queijo minas cremoso, por sua vez, ainda antes da cura (ou o clássico queijo coalho), combina perfeitamente com um suave café coado, que tem toques mais adocicados e menos ácidos.
Harmonização de café com pratos salgados
Por mais incrível que possa parecer, uma xícara de café combina muito bem com pratos salgados. Além dos queijos, que já abordamos acima, pães (em especial o Pão de Queijo), tortas e quiches são perfeitos acompanhamentos para um bom café.
Mas, a gastronomia moderna tem saído do óbvio quando o assunto é combinar café com os pratos salgados. Tanto é que essa bebida tem sido usada para sofisticar carnes (criando molhos adocicados, com cafés mais suaves, para peças mais gordurosas e macias).
Café com doces
Café com doce é uma combinação bem conhecida e apreciada. Bolos tradicionais (de fubá, cenoura e milho) casam bem com cafés coados, adocicados e suaves, assim como os biscoitos e as panquecas. A mesma regra se aplica aos doces feitos com frutas ou cremes brancos.
Para sobremesas mais potentes, como um Tiramissu, o Pão de Mel, Torta de nozes ou um Petit Gateau, a sugestão são os cafés mais fortes, como um espresso ou um preparado na prensa francesa. Os doces mais carregados no açúcar, como o quindim ou bicho de pé, demandam cafés com acidez mais elevada, para equilibrar a doçura dessas sobremesas.

Café e chocolate

A harmonização de café mais praticada em todo o mundo é a feita com chocolates. Os apaixonados pelo bebida, em algum momento, combinaram uma xícara com um quadradinho de chocolate.
Mas mesmo para uma combinação tão perfeita quanto a do café com o chocolate, existem algumas regras para acertar na harmonização. Cafés encorpados vão muito bem com chocolates mais amargos – ou com brigadeiros, por conta de sua cremosidade; Cappuccinos são os pares perfeitos para todos os tipos de bombons trufados, por serem mais adocicados; Cafés suaves são mais adocicados e demandam um chocolate mais “salgado”, como os produzidos com cristais de sal; Lattes devem ser combinados com chocolates brancos ou com aqueles que têm recheio de caramelo.

 

 

LOJA VIRTUAL Aproveite promoções especiais e tenha o melhor café entregue na sua porta. COMPRE AGORA!

TORREFAÇÕES NOIVACOLINENSES LTDA - 54.416.458/0001-55

Rua José Coelho Prates Jr., 915 | Distrito Industrial - Unileste | Piracicaba/SP - CEP:13422020 | Telefone: (19) 21063660
desenvolvido por index soluções