É um café resultante da combinação dos mais intensos aromas e sabores. Para prepará-lo é melhor utilizar grãos frescos, moídos adequadamente e comprimidos de forma correta onde a água passa sob pressão. A água é outro fator determinante para a manutenção do blend e da qualidade de um excelente café. Sua temperatura deve ser de 90° sua filtragem muito cuidadosa. O resultado final é um concentrado de aroma e sabor intensos, com um bom corpo e persistência no paladar, coberto por um denso creme cor de avelã, cuja espessura deve estar entre 3 a 4mm.
A moagem do pó para café expresso deve ser média. Se for grossa, o café passa num tempo muito curto, fica fraco e não forma creme. Se for fina, o café demora a sair, fica amargo e com uma mancha de cor branca. A moagem ideal é aquela que permite uma boa cremosidade. Um bom café expresso não deve ter volume maior que 50ml. O curto é um café com 35ml.
O café expresso ainda depende da forma como é tirado na própria cafeteria, a dosagem e a compactação do pó irão influenciar drasticamente o resultado final, um funcionário medíocre pode estragar um produto perfeito, portanto treinamento adequado é fundamental.
Prefira cafeterias que casam o padrão de qualidade do produto e com o padrão de qualidade do serviço.