Dia Nacional do Café é comemorado neste domingo (24)

Publicado em domingo, 24 de maio de 2020

Para celebrar a data, Café Morro Grande traz informações para os apaixonados pela bebida

 

O Dia Nacional do Café, comemorado no domingo (24), celebra a paixão do brasileiro pela bebida. A data foi instituída pela Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café) e simboliza o início da colheita do grão em grande parte das regiões cafeeiras do Brasil.
 
Segunda bebida mais consumida no país, o café está presente em 98,2% dos lares brasileiros, segundo a Abic. E para produzir a bebida, duas espécies da planta são cultivadas: a coffea arabica e coffea canephora, também conhecida como robusta - e que, no Brasil, é chamada de conilon.
 
COFFEA ARABICA
 
Originária da Etiópia, a espécie é rica em aroma, doce e ligeiramente ácida. Os grãos antes de torrados possuem aparência ovoide alongada, de cor verde azulada e apresentam um sulco pouco pronunciado e sinuoso. A taxa de cafeína do grão é de cerca de 1,4%. A espécie é considerada superior ao conilon e muito utilizada na produção de cafés especiais. Um requisito básico para o café obter a certificação na categoria gourmet é conter somente grãos da espécie arábica em seu blend.
 
O arábica é utilizado na produção de cafés especiais
O arábica é utilizado na produção de cafés especiais
 
 
COFFEA CANEPHORA (ROBUSTA)
 
A espécie resiste bem em condições climáticas quente e úmida. Tem um crescimento rápido e é mais resistente aos parasitas. Floresce várias vezes por ano, e por isso sua produção é superior a do arábica.
 
Antes de torrados, os grãos possuem uma aparência arredondada, irregular, de cor amarelo-esverdeada e sua taxa de cafeína é de cerca de 2,5%.
 
 O grão cru do conilon tem aspecto amarelo-esverdeado
 
 
DICAS PARA FILTRAGEM
 
Extremamente popular entre os brasileiros, o cafezinho passado em casa, além de delicioso, é fácil de fazer e acompanha qualquer ocasião. Mas muitas são as pessoas que ainda possuem dúvidas na hora de filtrar a bebida.
 
As dicas da Abic são excelentes para que o cafezinho do dia-a-dia fique mais saboroso:
 
- No uso de filtro de papel ou coador de pano, utilize cafés com moagem média ou fina.
 
- O filtro de papel deve ter o mesmo tamanho e forma do porta-filtros.
 
- O pó precisa ser colocado uniformemente no filtro. Não compacte, nem aperte a camada de café.
 
- Imediatamente antes da fervura (90ºC), despeje a água sobre o pó, umedecendo-o todo. Comece molhando o pó de café das beiradas para o centro do coador/filtro. Em seguida, despeje a água lentamente (em fio) bem no centro do filtro, sem misturar com a colher.
 
- Jogue fora o filtro e o café já usados. Não passe a bebida novamente pelo café esgotado porque ela ficará amarga e com sabor desagradável.
 
- A preparação em cafeteiras elétricas utiliza o mesmo tipo de café e as mesmas medidas. Para fazer quantidades grandes (mais que 12 xícaras pequenas), o longo tempo de preparo pode resultar em sabor amargo. Se isto ocorrer, faça menos xícaras por vez.
 
 
Outras informações:
 
Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa – Café Morro Grande
divulgacao@engenhodanoticia.com.br 
instagram.com/engenhodanoticia
www.engenhodanoticia.com.br 
fb.com/engenho.danoticia
(19) 3302-0100

TORREFAÇÕES NOIVACOLINENSES LTDA - 54.416.458/0001-55

Rua José Coelho Prates Jr., 915 | Distrito Industrial - Unileste | Piracicaba/SP - CEP:13422020 | Telefone: (19) 21063660
desenvolvido por index soluções