255 ANOS - Morro Grande resgata história do café no brasão de Piracicaba

Publicado em segunda-feira, 1 de agosto de 2022

 O café está ligado à história do desenvolvimento econômico brasileiro e também de Piracicaba. Isso mesmo! Basta observar o brasão da bandeira de Piracicaba para verificar que aqui também foi terra do café. Neste aniversário de 255 anos de Piracicaba, a Café Morro Grande presta sua homenagem ao município onde nasceu e está, há 92 anos, participando com sua linha de produtos nos Bons Momentos da cidade.
Os séculos 19 e 20 foram essenciais para tornar o Brasil um grande consumidor e exportador de café. Boa parte das cidades do estado de São Paulo eram voltadas à cafeicultura. Em 1836, antes de ser oficialmente nomeada “Piracicaba”, ocorreu um importante período de expansão do município, com diversas propriedades e com uma grande produção de café, de arroz, feijão, milho, algodão e fumo. Foi somente no fim do século 19 que a cidade começou a plantar cana-de-açúcar e fazer desse cultivo sua principal economia.
Deste modo, quando foram criados o brasão e bandeira da cidade, em meados de 1952, ainda era muito forte a importância do café para o município. É neste clima de lembrança por tudo que a cidade já havia conquistado que o Café Morro Grande começou a crescer, ganhar o mercado local e regional.
Tudo começou pelas mãos de Dorival Cruz Lima e de sua irmã, Maria Cruz Lima, em um barracão singelo na rua Moraes Barros, em 1930. Depois disso, a empresa ganhou mais espaço na rua Alfredo Guedes, onde hoje é o edifício residencial Morro Grande (próximo da Igreja Bom Jesus). Em 1983, a Café Morro Grande estabeleceu seu parque fabril atual, sendo uma das pioneiras a se instalar no Unileste, primeiro distrito industrial de Piracicaba. O cuidado com sua linha de produtos começa com uma escolha criteriosa dos grãos, mantendo o padrão de excelência em todas as etapas até chegar ao consumidor final.
E por falar em consumidor final, a Lojinha de Trocas do Café Morro Grande é a maneira que a torrefação escolheu, há mais de 30 anos, para retribuir a fidelidade de seus clientes por meio da troca de embalagens por presentes. Trata-se de programa permanente de logística reversa que recolhe mensalmente cerca de 50 mil embalagens usadas - que passam pelo procedimento de reciclagem e transformam-se em tapumes/placas. Já os clientes ganham utensílios domésticos como baldes, bacias, pratos, copos, canecas, talheres e xícaras. A lojinha da Café Morro Grande fica na rua Boa Morte, 1466 (sala 4). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h, e das 14h às 18h. Os interessados em mais detalhes podem ligar para o número (19) 3432.7033 ou enviar mensagem para o Whatsapp (19) 9.9673-5959.

Receitas para um aniversário especial
Piracicaba está completando 255 anos e para celebrar essa data nada melhor que um bolo de aniversário. A sugestão é uma receita que relembra a sua antiga cultura agrícola cafeeira: bolo de café recheado. E como todo aniversário brasileiro, a segunda receita é de brigadeiro com sabor de café.

Bolo de Café Recheado
Ingredientes para a massa: 4 colheres (sopa) de margarina sem sal; 2 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar; 5 ovos; 1/2 xícara (chá) de Café Solúvel Morro Grande; 1/2 xícara (chá) de leite; 1/2 xícara (chá) de chocolate em pó; 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de fermento em pó; e 1 colher (sopa) de óleo.
Ingredientes para o recheio: 300 g chocolate meio amargo; 200 ml creme de leite sem soro; 20 g de Café Solúvel Morro Grande; 1 xícara (chá) de chantilly batido.
Para fazer a massa, misture primeiro os ingredientes secos e reserve: farinha, chocolate e o fermento. Bata a manteiga com o açúcar, adicione os ovos (um a um) e acrescente o café dissolvido no leite, alternando com a mistura seca de farinha. Por último, adicione o óleo. Misture bem. Coloque em assadeira retangular untada com margarina e leve para assar em forno a 180ºC por cerca de 20 minutos. O preparo do recheio consiste em aquecer o creme de leite e dissolver o café. Depois disso, adicione o chocolate derretido, misturando bem, e por fim o chantilly.
Sugestão de cobertura: brigadeiro; chantilly; ganache; raspas de chocolate; chocolate em pó; calda de chocolate com raspas de laranja.

Brigadeiro de café
Ingredientes: 1 lata de leite condensado; 90 g de chocolate ao leite em barra; 3 colheres (chá) de Café Solúvel Morro Grande; 2 colheres (sopa) de água morna; 1 colher (sopa) de manteiga; granulado.
Para começar, dissolva o café solúvel na água morna até formar uma calda grossa. Após, pique o chocolate em barra e misture todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso, levando ao fogo bem baixinho, mexendo sempre, até desgrudar do fundo da panela. Depois disso, deixe esfriar para depois enrolar do tamanho que preferir e passar no granulado. Fonte: Na Minha Panela.

Brasão piracicabano
O brasão é um desenho que reúne um conjunto de figuras que compõem o escudo de famílias nobres, cidades, corporações, Estados, e até mesmo indivíduos. Em meados do século 17, as vilas e as cidades brasileiras começaram a adotar os seus brasões. O de Piracicaba foi criado apenas no século 20, por meio da Lei Municipal N.º 301, de 17 de junho de 1952, assinada pelo prefeito Samuel de Castro Neves. A legislação também estabeleceu o aniversário da cidade em 1° de agosto, data oficial da fundação do povoado por Antônio Corrêa Barbosa, no ano de 1767.
Além dos ramos de café e feixes de cana, o emblema tem diversos símbolos, como as figuras do rio e do homem: “um exemplo vivo da natureza a inspirar o trabalho do homem; este, sorvendo as lições do seu Piracicaba onde, em cada movimento vê um exemplo de audácia, e, em cada momento, a positivação de um esforço, a realização de um trabalho. É tão grande a importância desse rio na vista de Piracicaba que até o seu próprio nome de cidade, dele lhe veio” (Lei Municipal 301/1952). Há ainda a frase Audax in Intellectu et in Labore, que significa “Audacioso na Inteligência e no Trabalho”.

TORREFAÇÕES NOIVACOLINENSES LTDA - 54.416.458/0001-55

Rua José Coelho Prates Jr., 250 | Distrito Industrial - Unileste | Piracicaba/SP - CEP:13422020 | Telefone: (19) 21063660
desenvolvido por index soluções