Receitas “quentinhas” com café ajudam a esquentar o inverno

Publicado em segunda-feira, 27 de junho de 2022

 A estação mais fria do ano começou no dia 21 de junho e a Café Morro Grande apresenta algumas dicas para enfrentar os próximos três meses de inverno: bebidas quentes com um dos ingredientes de maior procura nesta época do ano, o nosso querido cafezinho.
A bebida é a segunda mais consumida no Brasil, atrás apenas da água. Quando chega o inverno, a procura aumenta ainda mais. De acordo com a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), estima-se um crescimento no consumo de 30%, em média.
Ou seja, na prática, o inverno é a estação do café. Sendo, portanto, uma ótima época para experimentar diferentes versões. São sugestões oportunas para aquecer o paladar e os bons momentos da estação.
O crescimento do consumo do café no inverno deve-se à necessidade das pessoas em manterem o corpo aquecido. Vale ressaltar que o inverno se estende até 22 de setembro, quando a estação abre as portas à primavera. Alimentos e bebidas quentes são muito recomendados para ajudar a esquentar o corpo. São ótimas opções para absorver líquidos, especialmente quem tem dificuldade em beber água nesta estação. Além de ser um conforto especial para o corpo e para as emoções...acolhem, trazem chamego, são um carinho em forma de bebida.
A Café Morro Grande selecionou cinco receitas quentinhas para vários gostos: Café Real; Capuccino Cremoso; Café com Chocolate Branco; Café Hot Sweet; e Sonho de Inverno com Café.
A maioria dessas receitas tem como ingrediente o café “passado” ou “coado”. Importante também escolher os demais ingredientes de boa qualidade; assim irá conseguir fazer uma bebida com o sabor profissional, como o feito nas melhores cafeterias.
É possível também ser criativo na hora de decorar: chantilly, raspas de laranja e chocolate, canela, nibs de café ou cacau, amendoim, castanhas ou avelãs caramelizadas, achocolatado entre outros.

Café Real
Para quem gosta de creme de avelã.
Ingredientes: 3 colheres de sopa de creme de avelã; 2 colheres de sopa de chocolate meio amargo ralado; ½ xícara de chocolate quente; e ½ xícara de Café Morro Grande feito na hora.
Para preparar, faça uma base com o creme de avelã no fundo da xícara. Adicione o café e, em seguida, o chocolate quente.
Não é necessário adoçar, pois ao ponto em que for mexendo o café, o creme de avelã irá se unir à mistura, deixando a receita doce.
Adicione as raspas de chocolate após mexer!

Cappuccino Cremoso
Receita de um clássico feita de maneira diferente.
Ingredientes: 1 xícara (chá) de açúcar; 4 colheres (sopa) de café solúvel da Café Morro Grande; 1/2 xícara (chá) de água morna; 1 colher (chá) de canela em pó; e 2 colheres (sopa) de chocolate em pó.
Para fazer a bebida, coloque o açúcar, o café solúvel e a água morna na batedeira e bata em velocidade alta por 8 minutos ou até ficar cremoso. Junte a canela e o chocolate em pó e bata por mais 5 minutos. Transfira para uma tigela e conserve no congelador. Para utilizar, coloque colheradas do cappuccino em uma caneca com leite quente e misture até ficar cremoso.

Café com Chocolate Branco
Com chocolate branco, a bebida ganha em cremosidade e sabor.
Ingredientes: 50g de chocolate branco; leite fervido a gosto; ½ xícara de Café Morro Grande feito na hora; e raspas de chocolate para decorar.
O preparo consiste em adicionar, no fundo de uma xícara da sua preferência, o chocolate branco derretido, formando uma espécie de base. Depois adicione café e finalize com leite fervido. Decore com as raspas.

Café Hot Sweet
Possui sabor mais marcante, devido ao chocolate meio amargo e à canela. O chantilly traz mais cremosidade e suavidade.
Ingredientes: 4 tabletes de chocolate meio amargo picado; 1 colher de sopa de açúcar; 2 colheres de sopa de creme de leite sem soro; 1 xícara de Café Morro Grande feito na hora; chantilly e canela em pó a gosto.
Para fazer essa bebida, leve todos os ingredientes ao fogo brando, deixando os pedaços de chocolate por último. Apenas aqueça, misturando e não deixando ferver. Depois, despeje na xícara e faça uma torre com chantilly. Por fim, polvilhe canela.

Sonho de Inverno com café
Possui um toque profissional, pois é necessário vaporizar o leite. Além disso, tem um sabor forte, devido ao cacau e ao gengibre - que ajuda a esquentar mais!
Ingredientes: 1 copo (americano) de café coado; ½ copo (americano) de leite; 2 colheres (chá) de cacau; 1 pitada de pó de gengibre; açúcar a gosto.
Para a receita, primeiro você precisará vaporizar o leite. Deixe-o pronto e reserve. Depois disso, em um copo, despeje o café e acrescente o cacau com o pó de gengibre. Caso deseje, coloque o açúcar também. Na sequência, adicione o leite vaporizado por cima e sirva ainda quente.


NOSSA DICA PARA O LEITE ESPUMADO (para quem não tem vaporizador) - Coloque o leite gelado em um pote de vidro, tampe e agite bem. O leite tem que estar gelado e quanto mais gelado melhor o resultado. Importante que o leite não passe da metade do pote, para ter espaço para formar a espuma. Abra o pote de vidro e leve ao micro-ondas por 30 segundos, sem a tampa. Despeje toda a parte mais líquida do leite e depois retire a espuma com a ajuda de uma colher.

TORREFAÇÕES NOIVACOLINENSES LTDA - 54.416.458/0001-55

Rua José Coelho Prates Jr., 250 | Distrito Industrial - Unileste | Piracicaba/SP - CEP:13422020 | Telefone: (19) 21063660
desenvolvido por index soluções