Receitas de Gelato e bolo com Café Morro Grande da barraca Suíça na Festa das Nações

Publicado em segunda-feira, 16 de maio de 2022

O cardápio, os doces e as bebidas da barraca Suíça da Festa das Nações, antes conhecida por Café das Nações, são feitos por profissionais e voluntários que há muitos anos dedicam-se a ajudar a entidade em seus projetos. Para oferecer uma prévia dos sabores disponíveis no evento, compartilhamos duas receitas fáceis de fazer em casa e que costumam ser muito apreciadas pelos visitantes: Gelato de café e Bolo de café.

O bolo de café é uma ótima opção para quem quer aproveitar o cafezinho já coado. Importante que seja bem forte, como as bebidas feitas com o Café Morro Grande Extra Forte ou o Café Morro Grande St. Pouch Extra Forte - com sabor ainda mais intenso. Já o gelato, que é a versão sorvete, deve ser feito com o Solúvel Morro Grande. Gelato é o nome italiano para sorvete. No Brasil, usa-se o termo especialmente quando se trata de sorvetes artesanais. Além de poder ser saboreado no estilo clássico, dentro de taças e casquinhas, a partir do gelato é possível também fazer frapês, milkshake e outras bebidas.

As duas receitas podem ainda contar com a criatividade dos cozinheiros, com recheios, coberturas e decoração a base de folhas de hortelã, raspas de laranja, chocolate, canela, castanhas, doce de leite, chantilly, caramelo e creme de baunilha.
Vamos às receitas!

Gelato de café

INGREDIENTES
- 1 lata de leite condensado
- 2 caixas creme de leite
- 1 colher (sopa) de essência de baunilha
- 2 colheres (sopa) de café Solúvel Morro Grande (ou a gosto)
- 1 colher (café) de emulsificante (opcional)

MODO DE PREPARO:
- Bata os ingredientes no liquidificador, exceto o emulsificante, dosando a quantidade de café que preferir. Após misturar bem, leve ao freezer até que congele (mais rápido em recipiente de metal). Depois disso, tire do congelador e bata na batedeira com o emulsificante por de 3 a 5 minutos (até que aumente de volume).

Bolo de café

INGREDIENTES
- 160 ml de café coado Café Morro Grande Extra Forte
- 460 g de manteiga sem sal
- 2 xícaras de açúcar
- 8 ovos
- 1 pitada de sal
- 2 colheres (sopa) de extrato de baunilha (ou 2 de chá de essência)
- 4 xícaras de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de fermento

MODO DE PREPARO
- Deixe todos os ingredientes separados; unte com manteiga e farinha uma forma redonda e ligue o forno para ele ficar aquecido na hora de colocar a massa.
- Bata na batedeira, até ficar cremoso, a manteiga e o açúcar. Depois disso, adicione um ovo de cada vez, misturando aos poucos. Em seguida, acrescente o sal e o extrato de baunilha. A próxima etapa é misturar metade da quantidade de farinha de trigo até ficar homogêneo. Acrescente o café coado, misture, e o restante da farinha até dissolver completamente. Por fim, coloque o fermento e mexa delicadamente.
- Transfira a massa para a forma e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 1 hora.
DICA GOURMET – Uma sugestão que fica ótima nas duas receitas é a calda de café. Misture 3 colheres (sopa) de manteiga, 1 xícara de leite, 3 colheres (sopa) de açúcar, 2 colheres (sopa) de achocolatado, uma pitada de sal e meia xícara (café) de café coado em uma panela. Leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar. Quanto mais tempo deixar cozinhando, mais seca ficará a calda ao esfriar.

Sabor de Solidariedade

Um dos maiores eventos culturais e gastronômicos de Piracicaba é a Festa das Nações, que neste ano ocorrerá de 18 a 22 de maio. O Café Morro Grande é um dos patrocinadores da barraca Suíça, que usa a verba obtida no evento para os trabalhos sociais da Escola de Mães Profª Branca Motta de Toledo Sachs.

A Escola de Mães Profa. Branca Motta de Toledo Sachs é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo preparar as futuras mães em situação de vulnerabilidade social. A entidade oferece apoio no período gestacional, pós-parto e também aos seus bebês recém-nascidos até 24 meses. Atualmente, são atendidas 68 famílias, sendo 13 gestantes e 55 crianças de 0 a 24 meses.

De acordo com a presidente da Escola de Mães, Silvana Cobra Silveira Henriques, os visitantes da Barraca Suíça contarão com um cardápio delicioso e apresentações musicais das cantoras Julia Simões (dias 18 e 19) e Denise Libardi (dia 20).

O jantar da barraca Suíça, assinado em parceria com a Cozinha Fassbier, terá como possibilidades a tradicional entrada, queijos variados e antepasto de berinjela com pães. Para o prato principal serão três alternativas: stinco de cordeiro ao molho de hortelã e risoto de queijo; medalhão de filé mignon ao vinho e risoto de queijo; e fondue de queijo com pães. A sobremesa será gelato de café feito com produtos da Café Morro Grande. O fondue de queijo é um lançamento deste ano, juntamente com fondue de chocolate com frutas e o crepe suíço. Continua no cardápio da barraca o cafezinho Morro Grande nas versões expresso, café coado na mesa, cappuccino e drinques de café com destilados. O valor do jantar, já à venda (antecipado), é de R$ 95,00 (individual) e R$ 130,00 (fondue para 2 pessoas).

TORREFAÇÕES NOIVACOLINENSES LTDA - 54.416.458/0001-55

Rua José Coelho Prates Jr., 250 | Distrito Industrial - Unileste | Piracicaba/SP - CEP:13422020 | Telefone: (19) 21063660
desenvolvido por index soluções