Tradições tirolesas e muito sabor no período da Páscoa

Publicado em segunda-feira, 4 de abril de 2022

Há 130 anos as primeiras famílias imigrantes do Tirol, região da Áustria próxima a Itália, chegaram aos bairros Santana e Santa Olímpia, em Piracicaba. Mesmo passado mais de um século, os descendentes não abandonaram a identidade de sua cultura original, expressa na comida, sotaque, danças, músicas, brincadeiras e costumes. Na época da Páscoa, essa tradição está presente na decoração de ovos, em receitas típicas (como a polenta) e na reunião familiar. Somos apoiadores das iniciativas e eventos no bairro há mais de 20 anos.

Para compartilhar essa herança cultural com a comunidade piracicabana e visitantes de outras localidades, o Café Tirol realiza a Oficina de Tingimento de Ovos. A programação de 2022, que começou no último dia 26, continua no fim de semana que antecede a Páscoa, dias 9 e 10, das 9h às 11h. Nesta iniciativa, o Café Morro Grande é apoiador cultural, premiando com cestas de produtos os vencedores de cada dia. “Após a oficina, levamos os ovos decorados para os moradores do bairro, principalmente os nonos (avós) para eles escolherem os que mais se destacarem”, relata o organizador da oficina, Ivan Correr.

No primeiro fim de semana, foram premiadas Juliana Toledo e Mariana Bernardi. Quem quiser participar das próximos oficinas deve fazer a pré-reserva (R$ 20,00 - incluso material) pelo Whatsapp do Café Tirol (19-9.9185.8268).

Conforme explica Ivan Correr, a Páscoa é um momento de reunião da família. “As crianças vão atrás das plantas e cascas de cebola para tingir os ovos. Depois nós nos reunimos para fazer a decoração. É uma atividade que todos ficam empolgados para saber como ficará o resultado final. Nas oficinas, é muito comum os pais inscreverem os filhos e depois também participarem”.

Também nas comunidades tirolesas, depois de fazer a decoração da Páscoa com o tingimento dos ovos, é hora de pensar nos pratos que vão dar sabor ao encontro familiar. De acordo com Correr, não existe um prato típico para esta data, mas a comunidade não foge a tradição de comer polenta.

Em 2017, o Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba) lançou um livro de receitas intitulado Santa Olímpia: Sabores, saberes e tradições. Nele estão diversas receitas com polenta, inclusive versões doces. Entre as mais tradicionais estão a Polenta Sgnocolada, um prato que lembra o formato de nhoque e tem acompanhamento com carne moída ou linguiça refogada; e o Grostoi, um bolinho doce perfeito para acompanhar um cafezinho Morro Grande.

Anote aí - Para experimentar os sabores tiroleses nessa época da Páscoa, selecionamos duas sugestões de receitas. Elas reúnem o sabor e a tradição da culinário trentino-tirolesa.

Polenta Sgnocolada
- Comece pelo cozimento do fubá. Coloque 2 litros e meio de água para ferver na panela de pressão
- Acrescente 4 colheres de sopa de óleo e sal, a gosto.
- Aos poucos, acrescente ½ quilo de fubá aos poucos, mexendo sempre para não empelotar.
- Tampe a panela de pressão e deixe em fogo baixo por 50 minutos. Depois disso, despeje a polenta em uma assadeira e deixe esfriar.
- Utilize uma colher para dar o formato de pequenos nhoques para a polenta.
- Para acompanhar, faça um molho com carne moída ou linguiça refogados com tomates e tempero de sua preferência. E para finalizar, sirva a polenta com o molho quente e polvilhe queijo ralado

Grostoi
- Misture em uma tigela: 2 ovos, ½ quilo de trigo, 1 xícara de açúcar, ½ colher de sopa de manteiga e ½ copo de água.
- Mexa os ingredientes com as mãos até formar uma massa homogênea e acrescente 1 colher de sopa de fermento.
- Depois disso, coloque um pouco de trigo sobre a pia para poder abrir a massa e corte-a em tiras bem finas. Frite os bolinhos em óleo bem quente até dourar. Em seguida, polvilhe com canela e açúcar.

Minidocumentário
Com a família reunida para a celebrar a Páscoa e comer polenta, avós e pais tem a oportunidade de compartilhar com as crianças as cantigas e jogos que marcaram as suas infâncias nos bairros Santana e Santa Olímpia. As brincadeiras do dia a dia da comunidade revelam uma cultura que atravessa gerações. Esse é o tema do Minicdoc lançado neste ano no Youtube.
Para assistir, é só digitar “Brincadeiras e jogos trentino-tiroleses”. O documentário, com cerca de 12 minutos, foi produzido pelo Coletivo Audiovisual Rec, a partir do incentivo da Lei Emergencial Aldir Blanc. O vídeo revela as atividades de resgate e registro das brincadeiras tradicionais, que foi realizado pelos educadores da Escola Estadual Dr. Samuel de Castro Neves, localizada no bairro Santana.

SERVIÇO:
Oficina de Tingimento de Ovos no Café Tirol
Datas: 3, 9 e 10 de abril
Horário: das 9h às 11h
Local: Café Tirol (rua Santa Olímpia, 160 – bairro Santa Olímpia)
Valor: R$ 20 (incluso o kit para tingimento de ovos)
Pré-reserva: (19) 99185-8268 (Whatsapp)
Apoio: Café Morro Grande

 

TORREFAÇÕES NOIVACOLINENSES LTDA - 54.416.458/0001-55

Rua José Coelho Prates Jr., 250 | Distrito Industrial - Unileste | Piracicaba/SP - CEP:13422020 | Telefone: (19) 21063660
desenvolvido por index soluções