Dicas para usar a borra de café de maneira criativa e útil

Publicado em domingo, 20 de março de 2022

 Os brasileiros são apaixonados por café e, na maioria das casas, esta é uma bebida presente no cardápio diário. Mas você sabia que a borra – pó gerado após o preparo do café - pode ser reutilizada de maneiras bem criativas? Sim! E o melhor, a utilização da borra com outras finalidades é uma maneira de contribuir com o meio ambiente, cuidar da casa, economizar e, ainda, dar um destino interessante pra essa bebida que tanto apreciamos.
A borra de café é um resíduo orgânico repleto de nutrientes como carbono, nitrogênio e matéria orgânica. Por ser levemente abrasiva e ácida, é indicada para limpar superfícies, como repelente de insetos e neutralizadora de odores. Selecionamos algumas dicas. Dá uma olhada e experimente. Você vai se surpreender com a versatilidade da borra do café.
1) Eliminar o mau cheiro das mãos
Alho, cebola, coentro, peixe e carne são exemplos de ingredientes que, ao serem manuseados, deixam forte odor nas mãos. Para resolver isso, esfregue um pouco de borra de café com água morna. Em seguida, lave as mãos novamente com sabonete neutro.
2) Esconder riscos e arranhões em móveis
Riscos e arranhões em móveis de madeira escura podem ser disfarçados com a aplicação de uma mistura de água quente e borra de café. Use um pincel fino ou um cotonete para a aplicação. Caso a madeira seja muito escura, recomenda-se a aplicação direta da borra de café.
3) Limpar sujeiras difíceis
O preparo do almoço deixou o fogão, a pia e muitas panelas sujas? A borra de café é uma superaliada na limpeza pesada. Em uma esponja umedecida com água e detergente, acrescente uma pequena quantidade da borra. Esfregue bem mas com cuidado e, depois, enxague. As manchas e gorduras sairão com facilidade.
4) Limpeza da churrasqueira
As cinzas nas churrasqueiras são um problema na hora de limpar, pois levantar poeira que se espalham pelo ar, fazendo uma enorme sujeira. Quando a borra de café é aplicada sobre as cinzas, elas se grudam e, assim, evitam sua dispersão, facilitando a limpeza. A borra pode ser usada também para lavar galheteiros e vidros de azeite para a retirada a oleosidade destes utensílios.
5) Eliminar o mau cheiro da geladeira
Frutas passadas e restos de comida podem deixar a geladeira com odor desagradável. A borra de café é capaz de atrair e reter odores ruins, removendo o mau cheiro de ambientes. A orientação é secar a borra ao sol (até que vire pó novamente) e colocá-la em um copo ou recipiente aberto onde deve permanecer por, pelo menos, 48 horas. Se o cheiro persistir, substitua a borra e repita a operação até que o odor desapareça totalmente. Esse método também é válido para locais como armários, geladeiras e freezers.
6) Acabar com o mau cheiro dos ralos
Quando o cheiro ruim estiver vindo de algum ralo ou pia, aplique meia xícara de borra de café no local e, depois de 15 a 20 minutos, despeje cinco xícaras de água fervente, repetindo a operação caso o odor persista. Esse procedimento é eficiente porque a borra do café contém nitrogênio (N), elemento que, quando combinado com carbono (C), auxilia na eliminação de gás sulfídrico (H2S), responsável pelo mau odor.
7) Ajudar na fertilização das plantas
Apenas 100 gramas de borra de café, quando misturadas a um litro de água, viram um fertilizante suave e poderoso para plantas. Um ponto de atenção é não aplicar uma grande quantidade da borra diretamente no solo – sem estar diluída – já que o café pode sugar o nitrogênio da planta.
8) Espantar pragas e formigas
A borra de café pode ser um bom repelente de larvas e outros insetos. Polvilhe uma pequena quantidade de borra seca somente nas folhagens e na base das plantas. Para as formigas que surgem no interior da casa, a recomendação é preencher com a borra de café úmida os cantinhos ou espaços por onde elas saem.
9) Proteção para o jardim
O cheiro da borra do café pode incomodar alguns animais como gatos e mantê-los longe de hortas ou jardins que precisam ser preservados. Essa tática exige que seja espalhada na terra uma mistura feita com borra de café e pedaços de cascas cítricas como laranja ou limão, que potencializam o aroma do café.

TORREFAÇÕES NOIVACOLINENSES LTDA - 54.416.458/0001-55

Rua José Coelho Prates Jr., 250 | Distrito Industrial - Unileste | Piracicaba/SP - CEP:13422020 | Telefone: (19) 21063660
desenvolvido por index soluções