Quitutes juninos com café

Publicado em segunda-feira, 28 de junho de 2021

Saudades de uma boa festa junina né? A gente também ama! Para curtir os quitutes juninos no seu “arraiá” familiar, selecionamos algumas receitas saborosas e fáceis de fazer. Se você também acredita que esta é a melhor época do ano em matéria de comilança, vai gostar das nossas dicas gastronômicas. O período junino é sinônimo de mesa farta. Pratos típicos e bebidas tradicionais trazem uma memória sensorial ao paladar. Se acrescentar nosso querido cafezinho, ficam melhor ainda. Confira e boa apetite pro cê!

Pipoca com caramelo toffee de café

- 100 g de milho para pipoca

- 2 colheres (sopa) de azeite (para fazer a pipoca)

- 160 ml café coado bem concentrado

- 1 colher (sopa) manteiga

- 200 g de creme de leite vegetal

- 1 1/4 xícara de açúcar cristal

Modo de Preparo: Prepare o café́, a pipoca e reserve. Caramelize o açúcar em uma panela (em fogo médio) até que o açúcar derreta por completo. Abaixe o fogo e junte o café́ que deve estar quente (aqueça-o novamente se for o caso). Essa fase libera vapor, evite queimaduras. Mexa até́ obter uma calda uniforme. Desligue o fogo e adicione a manteiga. Misture bem. Acrescente o creme de leite vegetal e misture até que o caramelo esteja bem liso. Se preferir, acrescente sal na pipoca e despeje o caramelo toffee de café ainda quente.

Canjica com café

- 500 g de canjica

- 100 ml de café bem quente

- ½ litro de leite - 2 colheres (sopa) de doce de leite

-½ xícara de amêndoas picadas

- 1 colher (sopa) de açúcar

- Cravo e canela a gosto

Modo de preparo: Deixe a canjica de molho por 12 horas na água. Cozinhe por aproximadamente 2 horas na panela de pressão com a mesma água. Depois coe e coloque em outra panela. Adicione o leite. Acrescente na panela o cravo, a canela, o açúcar e o doce de leite. Mexa muito bem e deixe ferver até diminuir um pouco do líquido. No fim, acrescente o café quente. Decore com lascas de amêndoas.

Pé de moleque com café

- 1 2/3 xícaras de chá de leite

- 2 colheres de sopa de café solúvel

- 1 xícara de chá de açúcar

- 2 xícaras de chá de amendoim torrado e triturado

- 1 colher de sopa de manteiga sem sal

- Use grãos de café e amendoins para enfeitar

Modo de preparo: Misture em uma tigela o leite, o café solúvel e a metade do açúcar. Separe. Junte o restante do açúcar em uma panela e leve ao fogo, sem parar de mexer, até caramelizar. Adicione o leite com café. Cozinhe, mexendo de vez em quando, por cerca de 15 minutos ou até encorpar e aparecer o fundo da panela. Junte o amendoim e cozinhe, sem parar de mexer, por cinco minutos ou até engrossar. Retire do fogo. Mexa por dez minutos com uma colher até começar a cristalizar. A massa pode ficar opaca. Imediatamente, despeje em uma superfície lisa e untada com a manteiga. Espalhe para formar um quadrado (16 x 16 cm). Corte em 16 quadrados de 4cm, com a massa ainda morna. Após esfriar, sirva decorado com os grãos de café e amendoim.

Cappuccino de junho

- 1 expresso curto

- 1/2 copo de leite integral (100 ml)

- 2 g de gengibre em pó

- 10 ml de mel

- 10 g de açúcar mascavo

Modo de Preparo; Em uma xícara grande, junte o mel e o açúcar. Faça o café expresso curto nesta xícara. Junte o gengibre em pó ao leite e vaporize-o. Acrescente o leite vaporizado na xícara e sirva.

TORREFAÇÕES NOIVACOLINENSES LTDA - 54.416.458/0001-55

Rua José Coelho Prates Jr., 250 | Distrito Industrial - Unileste | Piracicaba/SP - CEP:13422020 | Telefone: (19) 21063660
desenvolvido por index soluções