Dia Nacional do Café: uma data para celebrar a bebida queridinha dos brasileiros

Publicado em segunda-feira, 24 de maio de 2021

Com um cheirinho característico e sabor único, o café está presente na vida das pessoas como um elemento emotivo, dos momentos festivos às grandes decisões. Agrada o paladar, o humor, é um carinho em forma de bebida. Quem resiste? Parece que tudo fica mais leve após uma xícara de café quentinho! A segunda bebida mais consumida pelos brasileiros tem uma data especial, celebrada hoje (24 de maio), o Dia Nacional do Café. Para valorizar esse queridinho de todos os dias, lembramos alguns dados, benefícios para a saúde e apresenta sugestões de receitas.

O Brasil é o maior produtor e segundo maior consumidor mundial de café. Estima-se que a população brasileira consome, em média, de três a quatro xícaras por dia. De acordo com a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), a data é comemorada no dia 24 de maio porque o início da colheita do grão, na maioria das regiões produtoras brasileiras, começa em maio.

Lia Lima Gatti Höfling, diretora de Marketing do Café Morro Grande, comenta que o café está presente em 97% nos lares brasileiros. “A Abic considera que 9 em cada 10 brasileiros acima de 15 anos têm esse hábito. A bebida faz parte do cotidiano de todos, de Norte a Sul do país. Sua relevância vai muito além do consumo, sendo importante para a área econômica, comércio exterior, gastronomia e saúde”.

A diretora do Café Morro Grande reforça que a bebida está em constante atualização. “As formas de preparo, os utensílios e o próprio consumo são dinâmicos. Essa magia une tradição e modernidade, colocando o café numa posição de destaque na vida das pessoas. Celebrar o Dia Nacional do Café é uma maneira de lembrar e valorizar essa bebida especial para os brasileiros”.

Lia reforça suas muitas variações: puro, pingado com leite, coado, filtrado, expresso, em cápsulas, combinado com outros ingredientes, cappuccinos, com ou sem creme. “O importante é ter uma xícara sempre à mão”, completa.

A data nacional também é uma oportunidade para lembrar a história do Brasil, do período das grandes plantações cafeeiras até hoje. Desde o século XVII, o café é um dos produtos mais importantes da economia brasileira e, ainda atualmente, é o maior item nacional de exportação. Foi responsável pela construção de ferrovias e rodovias importantes para o país, estimulou a vinda de imigrantes europeus e deslocou o fluxo de desenvolvimento do Nordeste para o Sudeste. Ou seja: muito do que o país é hoje tem a ver com o café. A tecnologia tem sido uma importante aliada para manter o Brasil na liderança do mercado mundial. A previsão, segundo a Federação Nacional das Indústrias de São Paulo (Fiesp), é que a produção brasileira de café cresça 40% até 2029.

Café é bom demais e as propriedades contidas em sua composição, principalmente a cafeína, são benéficas para o organismo humano. Quando em contato com o sistema nervoso central, a substância provoca um estado de alerta, o que estimula a atividade mental, melhora a concentração e alivia a tensão. O uso da bebida está diretamente ligado à manutenção da saúde e de um estilo de vida mais saudável. Tomá-la constantemente reduz as chances de infarto do coração e previne contra a diabetes. Isto acontece por conta dos antioxidantes presentes no alimento. De acordo com estudo divulgado pela British Medical Journal, o consumo de até quatro xícaras diárias está associado a uma menor probabilidade de desenvolver problemas cardiovasculares como derrames cerebrais. A ingestão de café contribui com a melhora na qualidade de vida e a longevidade. É considerado um alimento funcional.

Consumi-lo diariamente é um hábito saudável e que pode trazer muitos benefícios para a saúde, graças a sua riqueza em compostos bioativos. Além da cafeína, contém sais minerais, vitaminas, diterpenos e ácidos clorogênicos. Possui forte atividade antioxidante e previne a depressão.

SOBRE O CAFÉ MORRO GRANDE - TRADIÇÃO UNINDO GERAÇÕES HÁ 90 ANOS - A história do Café Morro Grande começou a ser escrita em 1930 e, até hoje, mantém-se atualizada, sempre acrescida de novos capítulos, que detalham conquistas como a modernização fabril, as certificações de qualidade e as ações de responsabilidade social. O Café Morro Grande é uma marca moderna, consciente de sua responsabilidade social e que não abre mão de oferecer um grande café para os bons momentos de seus consumidores. Seu mix de produtos é composto pelo Café Morro Grande Blend Tradição, Café Morro Grande Extra Forte, Café Morro Grande em grãos para ser moído na hora, Café Morro Grande Todo Aroma, Café Morro Grande Orgânico, Café Morro Grande Expresso Gourmet, Café Morro Grande Perfetto, Café Morro Grande Perfetto Edição Premiada, Cappuccino Morro Grande e Solúvel Morro Grande.

Você sabia que outros países também têm suas datas nacionais? Isso mesmo. Confira algumas: Estados Unidos - 29 de setembro; Inglaterra - 29 de setembro; Irlanda - 25 de janeiro; Costa Rica - 12 de setembro; Indonésia - 17 de agosto; Alemanha - 24 de setembro; Nepal - 17 de novembro e Japão - 1 de outubro.

RECEITAS ESPECIAIS PARA O DIA NACIONAL DO CAFÉ

Arroz doce com café

Ingredientes:

1 xícara de arroz agulhinha

1 litro de água

1 litro de leite integral

1 lata de leite condensado

1 pitada de sal

1 lasca pequena de canela em pau 50 ml de café forte coado

Modo de Preparo: Lave e escorra o arroz; cozinhe na água com sal e a canela em pau, em fogo alto; quando a água estiver quase seca e o arroz continuar úmido, coloque o leite e o leite condensado, e volte ao fogo mais brando; mexa de vez em quando com uma espátula, para não grudar no fundo da panela; misture bem para ficar homogêneo e junte o café coado; retire do fogo e coloque em tigelinhas individuais ou em uma travessa grande; sirva quente, morno ou gelado.

Picadinho de filé mignon ao molho de chocolate e café

Receita: Glauco Knopp - @glaucoknopp

Ingredientes:

- 400 g de filé mignon cortado em cubos

- 50 ml de café bem forte, coado, sem açúcar

- 40 ml conhaque (ou rum)

- 15 g de chocolate meio amargo (ou amargo) ralado

- 1 dente de alho cortado fininho

- 1/2 cebola branca, cortada bem fininha

- 1/4 xícara de chá de água fervente

- 1/2 colher de sopa de farinha de trigo

- 1 colher de sopa de molho inglês

- 1 colher de sopa de azeite - Sal a gosto - Pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo: Tempere a carne com sal e pimenta-do-reino a gosto. Em uma panela já aquecida, adicione o azeite e refogue a cebola por aproximadamente 3 minutos, ou até começar a ficar transparente. Adicione o alho e refogue por 1 minuto (não é para dourar, apenas para soltar sabor e atenuar seu ardor). Adicione a carne e deixe-a dourar. Quando a carne começar a cozinhar, adicione o conhaque (ou rum). Passados 2 minutos (ou até que o álcool evapore), adicione o molho inglês e a água. Em seguida, retire a panela do fogo, adicione aos poucos a farinha de trigo e misture sem parar com uma espátula de silicone (para não deixar a farinha empelotar). Volte a panela ao fogo e deixe por mais 1 minuto. Desligue o fogo, adicione o chocolate ralado e misture bem. Adicione o café coado e misture bem. Ligue o fogo novamente, bem baixinho, e vá mexendo com a espátula de silicone para os ingredientes incorporarem e, com o calor, o molho voltar a engrossar (sem deixar queimar). Sugestão de acompanhamentos: quiabos grelhados, chips de couve ou farofa de cenoura.

TORREFAÇÕES NOIVACOLINENSES LTDA - 54.416.458/0001-55

Rua José Coelho Prates Jr., 250 | Distrito Industrial - Unileste | Piracicaba/SP - CEP:13422020 | Telefone: (19) 21063660
desenvolvido por index soluções