Receitas com reutilização de ingredientes unem sabor, café e atitudes sustentáveis

Publicado em segunda-feira, 10 de maio de 2021

O que fazer com o pão francês da semana passada? E com carne que sobrou do churrasco? A banana madurinha? Receitas deliciosas aproveitando os alimentos que seriam descartados.

Desde sua fundação, o Café Morro Grande tem um compromisso com atitudes sustentáveis, colocando em prática ações de reaproveitamento e descarte apropriado de resíduos. Esse senso de reutilização sustentável motivou a proposta deste texto: fornecer dicas de como aproveitar e dar um novo destino a ingredientes que eventualmente seriam descartados, utilizando-os em receitas com muito sabor.

Para se ter uma ideia, há mais de 30 anos, o Café Morro Grande mantém um programa permanente de logística reversa, incentivando a troca das embalagens vazias por brindes. Foi pensando no compromisso com a sustentabilidade que a empresa selecionou três sugestões de receitas para evitar o desperdício ou o descarte de alimentos ainda em condições de aproveitamento.

E aí, bora experimentar essas receitas com o que você tem aí na sua casa?!

Para aproveitar os pães amanhecidos:

Pudim de Pão com Café

INGREDIENTES

- 6 ovos

- 1 xícara (chá) de açúcar

- 2 latas de creme de leite

- 1 xícara (chá) de café forte

- 1 colher (chá) de essência de baunilha

- 4 unidades de pão francês “amanhecido”

COMO FAZER

- Na batedeira, bata os ovos com o açúcar muito bem batidos. Junte o creme de leite, o café forte coado, a baunilha e misture bem.

- Acrescente o pão cortado em pedaços e mexa bem até umedecer todo o pão.

- Deixe descansar por 1 hora. Pré-aqueça o forno a 160º.

- Despeje o pudim em uma forma caramelizada* e leve a assar em banho-maria por 1hora e 20 minutos.

- Deixe amornar e desenforme. Se preferir, sirva polvilhado com canela.

- Sirva gelado.

* Para caramelizar a forma serão necessárias 1 xícara (de chá) de açúcar e 1/2 xícara (de chá) de água. Coloque em uma panela o açúcar e a água, mexa bem e leve ao fogo. Depois não mexa mais para evitar o risco de açucarar e a calda ficar embolotada. Deixe a mistura de água e açúcar ferver (vão começar a surgir bolhas). A calda vai levemente mudar de cor. Assim que ficar uma cor clara de caramelo pode desligar e tirar do fogo. Com muito cuidado e ajuda de uma luva de silicone/pano de prato, despeje a calda na forma e com uma colher, espalhe a calda pelas laterais da forma e pronto. Ah! Na hora de espalhar a calda pela forma, faça isso rápido pois a medida que a calda esfria ela vai endurecendo.

Para aproveitar as bananas muito maduras:

Panqueca de Banana

INGREDIENTES

- 1 banana-nanica madura

- ½ xícara (chá) de farinha de trigo

- 1 colher (sopa) de açúcar - ⅓ de xícara (chá) de leite misturado com café coado

- 1 ovo - 1 colher (sopa) de óleo (ou manteiga derretida)

- ½ colher (chá) de fermento em pó

- 1 pitada de canela em pó

- 1 pitada de sal - óleo (ou manteiga) para untar

MODO DE PREPARO

- Quebre o ovo numa tigela média. Junte o açúcar, a canela, o sal e mexa bem com o batedor de arame até começar a espumar. Adicione o leite com café e o óleo. Misture bem.

- Acrescente a farinha e misture novamente para incorporar e desmanchar os grumos. Deixe a massa descansar por 10 minutos – isso deixa a panqueca mais levinha.

- Passado o tempo de descanso, misture o fermento em pó na massa. Descasque e corte a banana em fatias de 0,5 cm. - Leve uma frigideira antiaderente pequena ao fogo médio. Quando aquecer, com um pedaço de papel-toalha, unte o fundo da frigideira com óleo (ou manteiga). Coloque 1 concha da massa no centro da frigideira – a massa da panqueca fica no formato redondo sozinha, não tente espalhar com uma espátula pois a panqueca pode ficar solada.

- Disponha metade das rodelas de banana sobre a massa, uma ao lado da outra e deixe dourar por 2 minutos, até a as bordas começarem a firmar e o centro da massa inflar ao redor das bananas.

- Com uma espátula, vire a panqueca e mantenha em fogo baixo por 2 minutos para dourar o outro lado por igual. Transfira para um prato e repita com o restante da massa, untando a frigideira novamente. Sirva as panquecas ainda mornas com mel ou iogurte.

Para aproveitar o que sobrou do churrasco:

Farofa de Café Com Carne

INGREDIENTES

- 200 g de carne (podem ser as sobras do churrasco do domingo, por exemplo, como linguiça, frango, opções suínas ou outra carne a gosto)

- 1 xícara de café solúvel adoçado

- Farinha de mandioca

MODO DE PREPARO

- Corte a carne em cubos ou tirinhas

- Coloque num refratário e apenas aqueça a carne e coloque por cima o café adoçado, misturando a farinha de mandioca até dar o ponto de farofa seca

- Acompanha peixes e grelhados.

 

Troca de embalagens por brindes ajuda a evitar descarte comum

O Café Morro Grande tem um destino sustentável para as embalagens que originalmente seriam descartadas no lixo comum após o uso: seu programa de logística reversa que incentiva a troca dos pacotes vazios por brindes. O material recolhido é repassado para uma empresa especializada, responsável por transformar o material em tapumes para construção, casinhas para pets, telhas entre outros.

Com o programa de trocas, carinhosamente chamado de Lojinha do Café Morro Grande, a empresa valoriza a fidelidade de seus clientes e reforça sua preocupação em amenizar os impactos ambientais. Ao juntar as embalagens, os clientes podem efetuar a troca por utensílios domésticos como sopeiras, tampa para micro-ondas, floreiras, saladeiras, potes plásticos, baldes, bacias, pratos, copos, canecas, talheres e xícaras. Os clientes que evitam o descarte inapropriado desempenham a importante função de recicladores, uma vez que reservam o material e não permitem seu contato com o meio ambiente ou com lixos orgânicos.

Essencialmente, os aspectos positivos são múltiplos: prolongamento do uso de materiais, diminuindo a emissão em aterros e menos corte de árvores já que as chapas de madeira são substituídas por plásticas recicladas.

A loja do Café Morro Grande para a troca de embalagens por brindes fica na rua Governador Pedro de Toledo, 1474/Sala 4, no Centro. O horário de funcionamento acompanha o comércio – atualmente seguindo as restrições de horário: das 11h00 às 13h00 e da 14h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira. Informações: (19) 3432.7033.

TORREFAÇÕES NOIVACOLINENSES LTDA - 54.416.458/0001-55

Rua José Coelho Prates Jr., 250 | Distrito Industrial - Unileste | Piracicaba/SP - CEP:13422020 | Telefone: (19) 21063660
desenvolvido por index soluções