Coador de pano, papel, sintético ou inox: qual usar?

Publicado em segunda-feira, 19 de abril de 2021

Quem resiste ao cheirinho de café passado na hora? Bom demais! O aroma que fica no ar acalma, traz conforto ao coração e inunda o ambiente com uma atmosfera especial. Sim! Para quem ama café, o preparo da bebida é um ritual.

Com a proposta de entender melhor o assunto, vamos detalhar alguns tipos de coadores usados no método de filtragem por solubilização. As opções mais conhecidas são os de pano, papel, sintético e inox. E dentre eles, o mais usado pelos brasileiros, de acordo com a Abic, no preparo do amado cafezinho é o filtro de papel.

Claro, para conseguir uma bebida saborosa, continua valendo a orientação de escolher um café de qualidade. Outra dica para fazer um bom café coado é optar pela moagem fina/média. Bora conferir as características de cada um?!

Coador de Pano – O filtro de pano tem estrutura simples, um tecido de algodão (pouco poroso) em formato de cone e um anel metálico para suportá-lo. Em qualquer café, grande parte do sabor vem dos óleos essenciais liberados pelos grãos durante a torra. O que esse filtro faz é permitir que as partículas de óleo deslizem pelo pano, dando à bebida final um corpo marcante, acompanhado de gosto que fica na boca por mais tempo.

Coador de papel - Por ser prático e possuir trama fechada, apresenta retenção maior da água, possibilitando uma solubilidade maior do pó. O resultado é um café mais brilhante e encorpado, se comparado, na mesma proporção, com o preparado no coador de pano. Seu principal diferencial é a praticidade. Uma dica é ter cuidado se for mexer o pó no coador de papel para não perfurá-lo.

Coador sintético – Com maior durabilidade e bom custo-benefício, o filtro sintético de polipropileno (TNT) não deixa resíduo, nem cheiro no café. Essa é uma das grandes vantagem deste filtro: o material permite que sejam higienizados e reutilizados várias vezes. O TNT é um dos materiais plásticos atóxicos permitidos pelas normas internacionais para ter contato com alimentos. O resultado da bebida é muito parecido com o café extraído com o coador de papel.

Coador de inox - O coador de café inox é uma alternativa sustentável por ser reutilizável. Se bem conservado, pode durar bastante. A grande vantagem é que o porta filtro já é o próprio filtro então não são necessários filtros de papel, pano ou plástico. O café preparado no filtro de aço inox mantém o sabor característico da bebida. Esse modelo possui furos (cortados por um processo fotoquímico) os quais permitem o fluxo constante da bebida.

Dicas para um bom café coado

* O filtro deve ter o mesmo tamanho e forma do porta-filtros

* Se for de papel, dobre sempre o filtro nas ranhuras para que ele se encaixe perfeitamente nas paredes do porta-filtro.

* Para a quantidade de pó, utilize uma medida padrão. Recomenda-se 80g a 100g de pó para um litro de bebida (5 a 6 colheres de sopa). Essa é a medida padrão, mas fica meio a critério de gosto e intensidade de sabor. Quanto mais pó, mais forte o sabor do seu café!

*Coloque o pó no filtro. Não aperte, nem compacte a camada de café.

* Ao despejar a água quente, é importante umedecer todo o pó, começando das extremidades até o centro (em espiral) de forma constante, sem mexer com a colher.

* O ponto de moagem faz a diferença no café coado. Se for muito grossa a água passa rápido demais. Já se for muito fina, pode entupir o coador e comprometer a qualidade do café. O ideal, como comentamos no início, é uma moagem fina/média.

TORREFAÇÕES NOIVACOLINENSES LTDA - 54.416.458/0001-55

Rua José Coelho Prates Jr., 915 | Distrito Industrial - Unileste | Piracicaba/SP - CEP:13422020 | Telefone: (19) 21063660
desenvolvido por index soluções