Métodos de extração de café: conheça a cafeteira italiana

Publicado em segunda-feira, 15 de março de 2021
Café Morro Grande explica características de processos utilizados na preparação da bebida
 
 
Muitos são os métodos de se fazer café. Vamos aproveitar este espaço para abordar o assunto e te ajudar a entendê-los!
 
A princípio, é importante saber que o café pode ser extraído como expresso, por meio da pressão, ou filtrado por meio da infusão. Cada um imprime suas características ao sabor da bebida. Vamos falar aqui de café filtrado ou coado, como é mais conhecido.
 
Responsável por 90% do consumo nas xícaras brasileiras, os cafés coados estão entre os métodos mais utilizados na atualidade. Mas muito além do coador comum que conhecemos, existem várias outras opções que possibilitam a experiência de um cafezinho incrível! 
 
Hoje apresentamos a moka ou cafeteira italiana, que pode não parecer, mas também é considerado um método de extração por meio da infusão. Vamos conhecê-la?
 
Cafeteira italiana
 
A tradicional cafeteira italiana, também conhecida como moka, não perde a elegância quando se trata de café filtrado. Vários são os designs disponíveis no mercado, mas o funcionamento das cafeteiras italianas é basicamente o mesmo.
 
Formada por três compartimentos fáceis de encaixar: base, dispenser de pó e parte superior com filtro na base, a moka é muito versátil e simples de limpar.
 
O café preparado na moka fica pronto em menos de quatro minutos. O método, muito popular em países da Europa, também conquistou o continente americano e cafeterias brasileiras. 
 
Criada nos anos 30 pelo inventor Luigi De Ponti a pedido de Alfonso Bialetti, a moka possui duas câmaras separadas por um filtro. Muita pressão é utilizada nesse método de preparação do café. A água que está na parte inferior é fervida e passa pelo meio, onde está o café. Em seguida, a bebida é filtrada e chega pronta à parte superior. Também resulta numa bebida muito encorpada e até turva. O café ideal para a utilização desse método deve ser moído um pouco mais grosso e a granulometria recomendada para esse tipo de preparo é média para alta. E tem quem diga que é bom pingar um pouquinho de água na parte de cima da cafeteira antes de começar o preparo do café, assim a bebida pronta não cai direto no recipiente superaquecido.
 
Quando falamos de um cafezinho feito em casa, sempre vem a nossa mente a memória de um café fresquinho passado na hora. O método de extração que utiliza a cafeteira italiana é ideal para rememorar essas lembranças que dão um quentinho no coração!
 
Aproveite a oportunidade e não perca a chance de participar do sorteio que o Café Morro Grande está fazendo em seu Instagram! Se vencer, você poderá ter uma cafeteira italiana para chamar de sua e um kit com uma caneca exclusiva e um pacote do Perfetto.
 
Para participar, é necessário seguir o @cafemorrogrande no Instagram, curtir a foto oficial do sorteio e marcar os amigos nos comentários da publicação. Não fique de fora!
 
LOJA VIRTUAL Aproveite promoções especiais e tenha o melhor café entregue na sua porta. COMPRE AGORA!

TORREFAÇÕES NOIVACOLINENSES LTDA - 54.416.458/0001-55

Rua José Coelho Prates Jr., 915 | Distrito Industrial - Unileste | Piracicaba/SP - CEP:13422020 | Telefone: (19) 21063660
desenvolvido por index soluções