Panetone de café com nozes: delícia natalina

Publicado em segunda-feira, 14 de dezembro de 2020
Versão do Café Morro Grande atualiza receita do pão doce mais requisitado para as festas de dezembro
 
 
O Natal está chegando e você sabe bem que a mesa da ceia fica incompleta sem o panetone! A receita do pão doce – que originalmente leva frutas cristalizadas – virou uma tradição, e ganhou tantas versões de preparo quanto às lendas que cercam suas origens.
 
Entre as lendas mais recorrentes, encontra-se a história de que a receita teria sido criada às vésperas do Natal por erro de um assistente de padeiro, que teria jogado uvas passas em uma fornada de pão e tentou corrigir a massa, adicionando manteiga, ovos e frutas cristalizadas. 
 
Assim como a origem oficial do panetone, também não há registros que indiquem como a tradição de comer o pão doce no fim do ano chegou ao Brasil. Especula-se que pode ter sido em algum momento durante a Segunda Guerra Mundial, quando o imigrante Carlo Bauducco se mudou para o país, trazendo uma receita tradicional de família.
 
Novas opções de recheios e coberturas, como chocolate branco, trufado, de castanhas, doce de leite e até mesmo variações salgadas revitalizaram o panetone. A sugestão apresentada pelo Café Morro Grande combina os sabores do café e das nozes. Experimente!
 
Panetone de Café com Nozes
 
Ingredientes
 
Massa:
 
20 gramas de fermento para pão panetone
2 ovos
3 copos (150ml) de açúcar
2 copos (150ml) de café coado bem forte
2 copos de leite morno
2 colheres (sopa) de margarina
6 gotas de essência para panetone
Farinha de trigo a quantidade necessária para dar o ponto
 
Recheio:
 
1 lata de leite condensado
Leite (usar a lata de leite condensado para medir)
Café coado bem forte (usar a lata de leite condensado para medir)
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher de sopa de margarina
1 xícara de nozes picadas
 
Cobertura:
 
1 lata de leite condensado
Leite (usar a lata de leite condensado para medir)
Café coado forte (usar a lata de leite condensado para medir)
1 colher (sopa) de margarina
 
Modo de preparo:
 
Massa:
 
Misture o fermento com o leite morno, acrescente duas colheres de açúcar e três de farinha de trigo. Leve ao fogo a mistura por cinco minutos. Desligue o fogo e deixe crescer durante 20 minutos. Acrescente os ovos, a margarina, o café, o açúcar, o leite e a essência de panetone. Adicione farinha de trigo até a massa desgrudar das mãos e reserve.
 
Recheio e montagem:
 
Em uma panela, junte o leite condensando, o leite, o café coado, a margarina e o amido de milho. Leve ao fogo baixo e mexa até engrossar. Reserve e deixe esfriar. Para montar, abra a massa sobre uma superfície lisa e enfarinhada. Espalhe o creme já frio, as nozes picadas e enrole. Corte em pedaços e coloque em formas de papel para panetone untadas com margarina. Reserve e deixe a massa crescer em temperatura ambiente por aproximadamente duas horas. Leve ao forno baixo e suba a temperatura aos poucos até assar. A receita leva o total de uma hora para assar.
 
Cobertura:
 
Em uma panela junte o leite condensado, o leite, a margarina e o café coado. Cozinhe em fogo baixo até engrossar. Derrame sobre o Panetone e polvilhe com nozes picadas e pedaços de nozes.
 

TORREFAÇÕES NOIVACOLINENSES LTDA - 54.416.458/0001-55

Rua José Coelho Prates Jr., 250 | Distrito Industrial - Unileste | Piracicaba/SP - CEP:13422020 | Telefone: (19) 21063660
desenvolvido por index soluções