Smoothie: delícia gelada combina com café

Publicado em sexta-feira, 13 de novembro de 2020
O café tem milhões de apreciadores no mundo. Seu aroma, textura e sabor são marcantes e dão versatilidade ao grão, que pode ser usado de diversas maneiras na cozinha. Já apresentamos aqui diversas maneiras de usar a criatividade para agregar o grão a receitas de drinks e bebidas geladas. Mas hoje trazemos deliciosas sugestões, que combinam o café com os smoothies, bebidas geladinhas que já conquistaram os brasileiros pelo país todo!
 
Feito a partir de ingredientes naturais, os smoothies surgiram nos Estados Unidos a partir da popularização dos liquidificadores domésticos na década de 1940. Seu nome é uma variante de smooth, que quer dizer suave, em inglês. A sensação que a bebida desperta ao paladar é a de algo cremoso e aveludado.
 
Ingredientes usados nas diversas versões da bebida, como frutas, hortaliças e verduras, elevam sua quantidade de vitaminas e minerais. Por isso, os smoothies são muito apreciados por quem busca manter a saúde e se alimentar de maneira equilibrada. Nesse sentido, aliar o sabor do café às combinações pode ser ainda mais benéfico, já que a cafeína contida no grão é uma substância termogênica, que ajuda no metabolismo e na queima de gorduras.
 
Geladinhos e refrescantes, os smoothies são perfeitos para as estações mais quentes! Confira as sugestões do Café Morro Grande e teste em casa!
 
Smoothie de café com banana
 
Ingredientes
 
6 a 8 pedaços de banana
1 copo de água de coco
1 colher de sopa de farinha de aveia
1 colher de sobremesa de chia
1 xícara de café
 
Modo de preparo
 
Congele as bananas em pedaços para adicionar mais consistência, cremosidade e frescor à vitamina. Se as frutas já estiverem congeladas, não será necessário adicionar gelo à preparação. Se não estiverem congeladas, coloque quatro pedras de gelo na mistura que irá para o liquidificador. Bata os pedaços de banana com os ingredientes. A água de coco deixa a preparação mais sofisticada e vegana – já que não usa nenhum derivado lácteo. A intensidade do café pode ser escolhida conforme preferência. A receita ainda leva sementes de chia, que aumentam o benefício nutricional da bebida.
 
Smoothie de coco com café
 
Ingredientes
 
1 banana congelada
½ xícara de leite de amêndoas
¼ xícara de aveia em flocos sem glúten
1 colher de sopa de manteiga de amêndoas ou amendoim
1 colher de cacau sem açúcar
¼ colherzinha de chá de canela
½ xícara de café
¼ xícara de iogurte natural de amêndoas ou de outro sabor
 
Modo de preparo
 
Prepare o café, reserve e espere até esfriar. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até que a receita atinja a consistência cremosa. Sirva com gelo.
 
Smoothie de café com laranja
 
Ingredientes
 
100 ml de café gelado
250 ml de leite de amêndoas
1 xícara de gelo
60 ml de suco de laranja
 
Modo de preparo
 
Bata o café gelado com o leite de amêndoas, suco de laranja e cubos de gelo. Quando estiver uma mistura homogênea e cremosa, sirva.
 

TORREFAÇÕES NOIVACOLINENSES LTDA - 54.416.458/0001-55

Rua José Coelho Prates Jr., 250 | Distrito Industrial - Unileste | Piracicaba/SP - CEP:13422020 | Telefone: (19) 21063660
desenvolvido por index soluções