O café é versátil e combina com diversos ingredientes. Seu sabor e características podem ser combinadas a uma diversidade de alimentos. Por isso a dica de hoje é sobre uma união que pode resultar em uma deliciosa combinação, se bem harmonizada: a do café com o chocolate.
Assim como a bebida, que é uma paixão nacional, o doce faz parte da vida dos brasileiros. Dados da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas) afirmam que 75% da população consome chocolate no país.
Que ambos os ingredientes possuem características marcantes, que podem oferecer sabores e aromas quando servidos juntos você já deve saber. Mas como essa junção pode equilibrar as qualidades de cada um deles? O segredo, segundo o Café Morro Grande, está na harmonização.
Regras básicas de harmonização
Anote esta dica! Para produzir misturas agradáveis são usados basicamente dois métodos na hora de harmonizar alimentos. Um deles é o da harmonização por contraste. Outro é o da combinação por similaridades.
No primeiro caso, a ideia é combinar ingredientes diversos, de modo que as diferenças entre eles alcancem um balanço. Já no segundo, o intuito é aliar as semelhanças para que os pontos similares se intensifiquem juntos.
Chocolate e Café
Para que a experiência de tomar um cafezinho com chocolate fique perfeita, é importante observar as características de similitude e contraste que os dois ingredientes apresentam:
Cafés encorpados - Vão muito bem com chocolates mais amargos por conta de sua cremosidade;
Cappuccinos - Acompanham todos os tipos de bombons trufados, por serem mais adocicados;
Cafés suaves - Como os coados – são mais adocicados e podem ser combinados por contraste a chocolates mais amargos.
Outras informações:
Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa – Café Morro Grande
divulgacao@engenhodanoticia.com.br
instagram.com/engenhodanoticia
www.engenhodanoticia.com.br
fb.com/engenho.danoticia
(19) 3302-0100