Café e queijo: como combinar o aperitivo com a bebida preferida dos brasileiros

Publicado em segunda-feira, 15 de junho de 2020
O café é versátil e combina com diversos ingredientes. Vários quitutes podem ser acrescentados à lista de alimentos que acompanham bem a bebida preferida dos brasileiros. Entre as opções de petiscos, os queijos permitem incríveis combinações. Se bem harmonizadas, as misturas de sabores despertam experiências sensoriais interessantes na hora de tomar o cafezinho.
 
Todos os tipos de queijo, dos mais cremosos aos mais curados, vão bem com uma xícara de café. Ambos os produtos são tradicionais e possuem características bem marcantes, que podem oferecer sabores e aromas quando servidos juntos. O segredo, segundo o Café Morro Grande, está na harmonização dos ingredientes.
 
Equilíbrio de sabores
 
A harmonização de alimentos e bebidas é uma técnica culinária que visa realçar sabores. Para produzir misturas agradáveis, basicamente dois métodos são utilizados: o da harmonização por contraste e o da combinação por similaridades.
 
No primeiro caso, a ideia é combinar ingredientes diversos, de modo que as diferenças entre eles alcancem um balanço. Já no segundo, o intuito é aliar as semelhanças para que os pontos similares se intensifiquem juntos.
 
Queijo e café
 
A união de uma deliciosa fatia de queijo com um cafezinho passado na hora já virou uma tradição em casas do interior paulista e mineiro. O café coado, comumente associado a queijos com características mais cremosas e salgadas, é a combinação mais clássica. Mas outras misturas também são bem-vindas às mesas.
 
Vale lembrar que o sabor salgado dos queijos é a característica ideal para equilibrar a acidez e o amargor de alguns tipos de café. Uma sugestão de harmonização por semelhança é a dupla queijos suaves com cafés igualmente suaves e aqueles mais marcantes com cafés mais fortes. Já uma parceria de contraste é a de queijos mais salgados com cafés mais doces, e queijos doces com cafés ácidos.
 
Como harmonizar:
 
• Canastra: por ser um queijo curado, tem um sabor acentuado e salgado. Ideal para harmonizar com café expresso;
• Meia-cura e gouda: a maciez desses queijos potencializa o gosto do café. Ideal para acompanhar um café de bebida mais suave;
• Provolone: por se tratar de um queijo de massa filada, é perfeito para acompanhar o café, já que sua intensidade salgada ajuda a reforçar o sabor tradicional da bebida;
• Parmesão: o café mascara o salgadinho desse queijo, chegando a despertar toques adocicados;
• Gorgonzola: como se trata de um queijo bem forte, a doçura natural do café suaviza o seu sabor.
 
 
Outras informações:
 
Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa – Café Morro Grande
divulgacao@engenhodanoticia.com.br 
instagram.com/engenhodanoticia
www.engenhodanoticia.com.br 
fb.com/engenho.danoticia
(19) 3302-0100

TORREFAÇÕES NOIVACOLINENSES LTDA - 54.416.458/0001-55

Rua José Coelho Prates Jr., 250 | Distrito Industrial - Unileste | Piracicaba/SP - CEP:13422020 | Telefone: (19) 21063660
desenvolvido por index soluções