MuroArt

Publicado em quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Alunos da Escola Estadual Dr. Prudente gravam suas mãos em pintura realizada no muro da instituição

Os alunos da Escola Estadual Dr. Prudente, em Piracicaba (SP), deixarão sua marca no muro da instituição, ao gravarem suas mãos no local. Intitulado MuroArte, o projeto, que possibilitará a ação, será iniciado nesta semana e promoverá oficina artística com o premiado ilustrador e caricaturista Camilo Riani. A realização é da agência de marketing Neurônio Adicional, em parceria com Riani e financiamento da Rezecon Contabilidade, FV Construtora e Café Morro Grande. A iniciativa conta com apoio da Diretoria de Ensino de Piracicaba e da direção da escola. O MuroArte surgiu da ideia de oferecer uma ação educativa, focada em vivência artística voltada a crianças e adolescentes, de forma a criar vínculos afetivos entre os participantes e senso de pertencimento ao local onde estão inseridos. A proposta incentiva a preservação do patrimônio, ao trabalhar o reconhecimento da cidade e dos espaços públicos com a metodologia da ArtExperiência. “A ArtExperiência possibilita vivências e acontecimentos por meio da arte. No Brasil, temos poucas experiências como essa, que possibilitam benefícios como a expansão do pensamento. A cidade também ganha com esta arte, pois é algo que poderá ser visto, ainda, pela comunidade externa, potencializando-a ainda mais”, afirma Mateus Piffer Junior, diretor executivo da Neurônio Adicional. CARTOONGRAFIA – O projeto será iniciado com a reforma do muro principal da escola, com previsão de término ao final de agosto. O próximo passo, a ser iniciado em setembro, será a estruturação do espaço para pintura com os alunos, em que será utilizada a técnica da Cartoongrafia, desenvolvida por Riani, em que, por meio de arte colaborativa, pequenos desenhos formam uma grande imagem. “É como se tivéssemos um pequeno grão, que seria a mão de cada aluno, uma participação visual. E junto a esse grão, você tem o outro ao lado, que é a mão do amigo. Ao juntar esses detalhes, temos uma série de grãos, que formam uma cena. A soma de centenas de elementos visuais cria uma imagem única”, explica Riani. A expectativa é que o trabalho seja concluído no início de outubro, para ser lançado em seguida. “Faremos a apresentação para a sociedade, com o intuito de incentivar outras escolas a promoverem ações semelhantes em suas dependências, de forma a contribuir, inclusive, com o crescimento turístico e cultural de Piracicaba”, completa Piffer Junior. APROVAÇÃO – Os alunos, os professores e a diretoria da Escola Estadual Dr. Prudente, estão felizes com a iniciativa. “Eu acho muito bom, porque, além de sermos protagonistas, a escola vai ficar mais bonita. E é uma coisa que vai ser coletiva, todo mundo vai participar”, opina Vitória Barreto, de 12 anos, estudante do 7º ano. “É importante para a imagem da nossa escola e vai dar um aspecto melhor, mais vivo, pra valorizar mais a nossa praça, inclusive”, diz José Claudio de Almeida Filho, de 13 anos, que cursa o 8º ano. “É uma proposta pedagógica, sociocultural, uma ideia de preservar a cidade, a escola, se integrar e fazer arte, o que é muito positivo”, afirma a diretora da escola, Cristina Negro Silva. “Ter a identidade dos alunos marcada no muro é ótimo, permite que eles olhem sempre para os trabalhos deles. É uma marca que eles deixam”, orgulha-se a professora de artes, Denise Maria de Souza. A Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico (PCNP) de Língua Portuguesa da Diretoria Regional de Ensino, Rosana de Paiva Felício, ressalta o caráter cultural do projeto. “É muito importante os alunos se apropriarem dos bens culturais e a escola poder garantir isto, trabalhando numa perspectiva de produção com um artista renomado. Estamos com muita expectativa”, conta. A PCNP de Tecnologia da Diretoria Regional de Ensino, Katiuscia Leonel, também evidencia a importância da iniciativa. “Conheci o projeto do ano passado e me encantei desde o início. É um divisor de águas, a escola antes do MuroArte e depois do MuroArte. O fato de os alunos terem seu registro no muro da escola é um marco histórico”, finaliza.

Rua José Coelho Prates Jr., 915 | Distrito Industrial - Unileste | Piracicaba/SP - CEP:13422020 | Telefone: (19) 21063660