Café Expresso

O café expresso é um dos métodos que melhor preserva as características do café, pois extrai os óleos aromáticos e outras substâncias que são claramente sentidas na xícara. A palavra expresso em italiano tem dois significados: um deles corresponde a algo na hora; e o outro a algo que é feito especialmente para alguém.

O que é?

O expresso é feito com os mesmos grãos usados para fazer o café tradicional. O que o difere em gosto e aroma é o método de prepará-lo: por meio da passagem de água quente (não fervendo) sob alta pressão pelo grão moído. Para isso, ele precisa ser feito em máquinas específicas que aumentam a pressão dessa passagem para até dez atmosferas.

Esse processo permite uma bebida de mais qualidade e sabor acentuado, pois o grão moído é aproveitado em toda sua essência e o líquido fica com muito mais consistência do que o café coado, já que a alta pressão permite uma quantidade maior de sólidos dissolvidos por volume e o café fica altamente encorpado.

Geralmente servido em xícaras menores, ele tem também uma concentração maior de cafeína que o café comum, e as máquinas costumam dar uma camada extra mais cremosa por cima.

Tradição italiana

  O café expresso foi criado e desenvolvido no início do século XX. Sua invenção é atribuída ao milanês Luigi Bezzera, em 1901. O termo espresso surgiria apenas por volta de 1946, com a grande venda das máquinas do inventor Achille Gaggia e a popularização desse processo de preparo do café.

Paixão brasileira

 

A forma mais habitual de se tomar café, no Brasil, é o coado. Embora esse método seja popular, ele é menos denso e vem concorrendo com o expresso na preferência dos brasileiros, já que, hoje em dia, é oferecido pela maioria dos restaurantes, lanchonetes e bares. As máquinas caseiras também estão em alta, cada vez mais baratas e acessíveis.  

A famosa crema!

Você já deve ter reparado na hora de degustar o café expresso que ele possui uma camada de creme na xícara, essa é a crema, ela serve para preservar o aroma e a temperatura da bebida. Sua espessura é de 2 a 4 mm, apresenta tons marrons e avermelhados e é densa e lisa. Uma crema espessa e que dura na xícara é sinal de um café bem tirado.

TORREFAÇÕES NOIVACOLINENSES LTDA - 54.416.458/0001-55

Rua José Coelho Prates Jr., 250 | Distrito Industrial - Unileste | Piracicaba/SP - CEP:13422020 | Telefone: (19) 21063660
desenvolvido por index soluções